O Protesto da Renault à Racing Point

O Protesto da Renault à Racing Point



Suzuka, 13 de Outubro de 2019, Valteri Bottas vence o GP do Japão, em 2º lugar Sebastian Vettel termina conseguindo afastar um enorme ataque de Lewis Hamilton que completa assim o pódio.


Mais atrás em 6º e 10º Daniel Ricciardo e Nico Hulkenber (na imagem) respectivamente. A dupla da Renault conseguia aumentar a vantagem para os Racing Point que terminavam com Perez em 9º e Stroll 11º.



Ao final do dia a Racing Point viria contudo a apresentar um protesto contra os carros da Renault devido à utilização de um sistema automático de repartição de travagem, que passado 10 dias foi considerado como uma ajuda ao piloto levando assim à desqualificação de ambos os carros. Perez subiria ao 8º posto e Stroll ao 9º.


Desde então o amor entre ambas as equipas tem sido notório.


Áustria, 12 de Julho de 2020. A Renault apresenta um protesto contra os carros da Racing Point, nesse protesto estão as seguintes alineas:



O artigo 2.1 refere-se de forma geral ao regulamento FIA, enquanto que o 3.2 refere-se de forma geral ao "bodywork", ou seja carroçaria do carro. Até aqui nada de mais, e não há grande detalhe, apenas um formato típico de um protesto.


Já o apêndice 6 diz-nos mais alguma coisa. Este ponto do regulamento está relacionado com os componentes "listados", ou seja, quais os componentes que uma equipa pode ou não comprar a outra.


Admissões de ar fazem parte do grupo proibido, o que compreende os ductos dos travões, esse é o componente que a FIA está a solicitar tanto à Racing Point, referente ao RP20 e à Mercedes referente ao W10. Relembrar contudo que esta alteração é nova para o regulamento de 2020 e não fazia parte do regulamento de 2019.



Segundo o regulamento estes componentes não podem ser transferidos de uma equipa para outra, e no caso de que seja uma terceira parte a fornecer (o caso da Haas por exemplo são desenhados pela dallara), essa terceira parte não pode fornecer a mais nenhuma equipa.


Mas e se a equipa simplesmente faz uma cópia? Esse é a principal disputa da Renault, caso consiga provar de que o RP20 é uma cópia do W10, e de que a Racing Point não detém a propriedade intelectual sobre o carro, significa isto que estará fora do regulamento e como tal ilegal. Uma vez que provando que a propriedade intelectual é da Mercedes, todas as peças que sejam eventualmente cópias, mesmo que desenhadas e fabricadas pela a Racing Point passam automaticamente a ser propriedade da marca Alemã.


Como falamos de F1, isto não é tão simples assim. Primeiro porque quem contesta a detenção da propriedade intelectual é uma equipa que também não a detém. A Renault não contesta que o seu carro tenha sido copiado (umas sombras de spygate aqui), mas sim que a RP copiou outro carro, e isto torna mais difícil o protesto.


Para além disso a FIA poderá não ter legitimidade legal para considerar quem detém ou não a propriedade intelectual, e como tal o protesto pode chegar aos tribunais. Aliás nos finais dos anos 70 a F1 viveu algo parecido entre a Arrows e a Shadow, na altura o Arrows foi considerado uma cópia.


Outro factor que pode pesar é a retroactividade do regulamento, e se a RP consegue provar que desenhou estes componentes antes das alterações para 2020? Estariam dentro da lei, mas teriam que alterar num espaço de tempo indicado pela FIA? Continuam ilegais? Recordamos que na inspecção técnica realizada tanto no inicio do ano como no inicio de todas as provas a FIA não detectou qualquer anomalia.



Sendo assim, caso a RP perca o protesto para a Renault, basta alterar os ductos dos travões certo?


Não é tão simples, alterar os ductos dos travões requer um trabalho gigantesco à volta da suspensão, tanto dianteira como posterior, algo que seria impossível de realizar num curto espaço de tempo, para não falar de que a RP perderia a capacidade de se focar no desenvolvimento do carro. Efectivamente haveria a possibilidade da RP ser desclassificada do Grande Prémio e futuros Grandes Prémios onde utilizem os componentes em questão

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Imagem "sobre nós": https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Pedro_Lamy_-_Imola_1996.jpg

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