McLaren M7D e M14D pelas mãos de Andrea Adamich

McLaren M7D e M14D pelas mãos de Andrea Adamich

Atualizado: 13 de Out de 2019



Andrea de Adamich está hoje de parabéns, o Italiano completa 78 anos e o Bandeira Amarela decidiu cumprir com o seu desejo de ser figura num destes artigos do nosso blog.


Quem foi Andrea de Adamich perguntam e bem. Foi um conceituado piloto de carros de turismo, com forte ligação à Alfa Romeo, em 1966 chegou mesmo a vencer o campeonato Europeu.


1968 é o ano da sua estreia na F1, e logo ao volante de um Ferrari, infelizmente para ele não correu da melhor forma e não terminou a prova, ainda assim foi com as cores da Scuderia que venceu a F2 da América do Sul.


Essa corrida poderia perfeitamente servir de analogia a toda a sua carreira, Adamich conduziu para prestigiadas equipas de F1, a Ferrari, March, Surtees e Brabham sem nunca ter conseguido um pódio.


Mas se assim é faz sentido presentear o Italiano com tal ilustre menção nesta página? Sim, até porque foi um dos pilotos que esteve ligado aos primórdio da McLaren e logo com dois carros muito especiais.


Os chassis M7A e M14A foram ambos conduzidos por ele, mas com um detalhe que os torna únicos. Na altura a equipa de Bruce McLaren utilizava motores Cosworth, contudo os monolugares de Adamich, rebatizados de M7D e M14D tinham um V8 da Alfa Romeo e eram praticamente carros de laboratório. Não é por isso grande surpresa que o melhor resultado obtido tenha sido apenas um 8º lugar.




Curiosamente esta vida de Frankenstein do M14A não terminaria por aqui, a McLaren vendeu-o a um piloto de Hill-Climb o qual montou um motor Chevrolet para conseguir várias vitórias nessa categoria. Mais tarde o carro regressaria a Woking, local onde ainda está, e onde os privilegiados que tenham muita sorte podem observar a sua beleza, já que por vezes encontra-se em exposição.


Quanto ao nosso Andrea Lodovico Adamich continua ligado à Alfa Romeo através da N.Technology onde é vice-presidente. A empresa dedica-se a preparar os carros de competição da marca Italiana

©2019 by Bandeira Amarela - Podcast. Proudly created with Wix.com

Imagem "sobre nós": https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Pedro_Lamy_-_Imola_1996.jpg

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now